segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Riqueza nos Metrôs

As estações de metrô são uma atração à parte em Moscou. A cidade tem 292 quilômetros de linhas de metrô (São Paulo tem apenas 61,3 quilômetros). A primeira estação, a Komsomolskaya, foi inaugurada em 1935 por Josef Stálin e servia não apenas para atender à demanda por transporte de massa, mas também de propaganda do regime.

As estações exibem mosaicos, afrescos, estátuas e detalhes arquitetônicos de vários períodos e estilos, como classicismo, romantismo, art nouveau e art déco. A temática dessas obras foi extraída principalmente do regime comunista, como pode ser constatado em detalhes como a foice e o martelo e em imagens de camponeses, trabalhadores urbanos e dos heróis da revolução soviética.

As escadas rolantes das estações de metrô também são um destaque pela extensão. Em alguns locais leva-se até três minutos em seu trajeto. Os trens circulam em uma profundidade maior do que a habitual em função do tipo de terreno, que dificultou as escavações na década de 30, quando o metrô começou a ser construído, e porque já na década de 50 o governo decidiu transformar as estações em abrigos antibombas durante uma eventual guerra nuclear.

Há muitas opções de parques na cidade, casos do Parque da Vitória, o Ismailovsky, o popular Gorky e o VDNH, um parque da época da União Soviética construído para ser um local de lazer dos trabalhadores. O VDNH fica ao lado de uma gigantesca escultura de bronze que representa a decolagem de um foguete. Embaixo da escultura encontra-se o Museu Memorial dos Cosmonautas, que guarda relíquias como uma réplica do satélite Sputnik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário